Você sabe o que é um processo de Coaching? Já escutou falar de Coaching Materno?


Coach é uma palavra em inglês que significa treinador ou instrutor, quando usado como verbo indica uma atividade de formação pessoal, onde um Coach (treinador) ajudará um Coachee (cliente). Este termo existe desde a era medieval, mas o conceito por trás deste nome surgiu nas universidades para denominar um tutor que preparava alunos para as provas. Mas, com o tempo, o coaching foi tornando-se um processo de desenvolvimento, com intuito de elevar a performance dos indivíduos para o alcance de objetivos, metas e/ou sonhos.

O Coach é um profissional que possui uma certificação que o habilita a aplicar uma metodologia. Esta metodologia é composta por técnicas e ferramentas cientificamente validadas para: identificação e reformulação de metas, valores e busca de soluções eficazes e transformadoras. Ele auxiliará e se comprometerá com seu cliente, para que seus objetivos sejam delineados e alcançados; porém é importante deixar claro que para que o processo seja concluído com sucesso, é necessário um alto grau de comprometimento do cliente, pois quem se movimentará rumo a este objetivo será ele próprio.

O Coaching é um processo, portanto, tem inicio, meio e fim. O que significa que, em um determinado momento, o cliente deverá levar aquilo que aprendeu e absorveu de forma independente, afinal, o objetivo é que o Coachee adquira autoconhecimento para andar com suas próprias pernas, e não que fique dependente de um profissional. Geralmente o processo dura 10 sessões de 50 minutos, podendo, em alguns casos, ser estendidas para 12.

Existem vários tipos de Coach, os mais falados são o life Coach e o executive Coach, e basicamente o que os diferencia é que: o primeiro é centrado nas demandas de um individuo e é contratado por este; já o segundo é centrado nas demandas de uma empresa e por isso contratado por ela. Dentro do life Coach também há uma série de ramificações e, hoje, eu gostaria de apresentar a vocês a que eu tenho me dedicado: Coaching Materno. Alguns podem pensar: já tem mãe precisando de Coach para elevar sua performance na troca de fraldas ou em como brincar com seus filhos? Rsrsrs... Não é nada disso, a função materna é algo muito individualizada e sentida, não precisamos de alguém para nos orientar a seguir nosso coração! Mas então, qual o objetivo de uma Coach com foco em mães? É simples, mas complexo ao mesmo tempo, o objetivo é auxiliar a mãe em seu processo de redescoberta após a maternidade. Afinal, ainda que a maternidade se transforme em nosso principal papel social, antes de sermos mães, continuamos sendo mulher, profissional, filha, amiga, esposa... E se reorganizar para continuar desempenhando estes outros papéis, após a maternidade, é uma tarefa desafiadora. Visto que, aquela que éramos antes, agora não existe mais. Todas nós passamos por um processo de transformação depois do nascimento de nossos filhos, onde pode-se mudar valores, objetivos, propósitos e sonhos. E é aí que me proponho a ajudá-las e dar apoio em novas decisões de vida. Para isso criei o projeto Renascendo após a maternidade,

Até o próximo texto!

#coaching #coach #retornoaotrabalho #maternidade #renascimento #puerpério #coachmaterno

0 visualização
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

© 2015 a mama |todos os direitos reservados|