Entenda como Funciona o Sono do Bebê


Atendendo a pedidos, vou escrever um pouco sobre sono do bebê, diferenças com o sono do adulto, como superar problemas de sono do bebê e como melhorar a qualidade de vida dos papais e dessas crianças.
O sono é algo que, como a água, a comida e o ar que respiramos, é essencial à vida. O sono é uma questão de sobrevivência e, quando temos problema nessa área, aumentamos o risco do desenvolvimento de doenças, tais como diabetes, hipertensão e obesidade. Por isso, é muito importante começar cedo! Se instituirmos bons hábitos de sono desde o início, mais fácil será manter esses bons hábitos dentro da nossa família.
Vamos então começar falando sobre o sono do bebê, da criança e as diferenças com o sono dos adultos.
Por que os padrões de sono do bebê são diferentes.

Ao nascer, os padrões de sono do bebê não seguem o ciclo natural de dia e de noite. Pode levar alguns meses antes de os bebês se tornem totalmente adaptados para o dia de 24 horas. Até que isso aconteça, os bebês podem ficar acordados por longos períodos durante a noite. Existem meios de “ajudar” o bebê nessa fase de adaptação, e veremos mais pra frente!

Entretanto, existe uma razão mais importante para esse sono aparentemente incomum do bebê. O sono do bebê é simplesmente diferente do nosso! Em comparação com os adultos, os bebês passam muito menos tempo em sono profundo. E os ciclos de sono dos bebês são muito mais curtos. Dessa forma, os bebês são muito mais facilmente despertados.

Estados do sono e ciclos de sono: A base dos padrões de sono do bebê.

Para entender melhor como os padrões de sono do bebê diferem do adulto, vamos entender um pouco do que acontece quando você dorme.

Quando os adultos adormecem, passamos por uma série de estágios do sono, incluindo ciclos de sono profundo (“ondas lentas”), e, por fim, sono REM (movimento rápido dos olhos).

O sono REM é bem conhecido por sua associação com o sonho. Ele também é notável

As pessoas estão menos propensas a despertar durante o sono profundo. Eles são mais propensos a despertar do sono REM (daí as vezes que lembramos do sonho quando acordamos e até misturamos realidade com sonho).

Para um adulto, um único ciclo de sono – começando com o estágio 1 do sono e terminando com o sono REM – leva cerca de 90-100 minutos. No final de um ciclo, o dormente ou vai despertar ou passar de volta para uma fase anterior de sono e repetir o ciclo.

Para os bebês esses padrões de sono são muito diferentes.

A natureza peculiar do sono do bebê.

Em comparação com os padrões de sono de adultos, o padrão de sono do bebê é mais simples. Para o bebê existem apenas dois estados de sono: ativo e tranquilo. Os seus ciclos de sono são mais curtos, em torno de 50 a 60 minutos para os primeiros nove meses.

O sono ativo do bebê é o sono REM, e os bebês nessa fase despertam mais facilmente. Os bebês apresentam movimento rápidos dos olhos a respiração é rápida e irregular e pode ter movimentos corporais ocasionais e vocalizações (grunhidos ou breves gritos). Os recém nascidos passam 50% do tempo de sono em sono REM, e até os 3 anos, essa proporção é de 30%.

O sono tranquilo, como o próprio nome já diz, é caracterizado ondas lentas, respiração rítmica, pouco movimento e sem o movimento rápido dos olhos. Nesse estágio eles estão num sono mais profundo e é mais difícil acordá-los.

O sono tranquilo é o fim do ciclo do sono do bebê. Esse ciclo se repete várias vezes ao longo da noite (por isso o bebê pode despertar algumas vezes durante a noite, mesmo que seja um despertar mais leve). Conforme os bebês crescem, o sono tranquilo se diferencia em outros estágios de sono não-REM, e esses ciclos também tornam-se mais longos. Isso ocorre gradualmente, e até as crianças atingirem a idade escolar, os ciclos de sono não chegam a 100 minutos.

E então? Quais as implicações práticas disso tudo?
  • Comparado com um adulto, os bebês tem um sono muito mais leve! O sono REM, que é de fácil despertar, são em maior proporção

  • Nos primeiros 25 minutos de sono do bebê eles são facilmente despertados, e por isso pode ser tão difícil mudar a posição ou local em que o bebê está dormindo sem acordá-lo.

  • Os bebês podem despertar a cada 50 minutos mais ou menos. Se você tiver sorte, esses despertares são apenas leves e seu bebê volta logo a dormir. Mas pode acontecer do bebê despertar completamente e você ter que começar novamente todo o processo de colocá-lo para dormir.

Respire fundo e pense que isso melhora com o tempo e que esse sono leve do bebê é super importante para o seu desenvolvimento cerebral.

Um bjo e bom sono!

*Consultório particular em São Paulo: (11) 5088-6699

*https://www.facebook.com/pediatriadescomplicada

*As informações dadas aqui não substituem a consulta médica. Se houver dúvida o médico deverá ser consultado.

Referências bibliográficas:

http://www.parentingscience.com/baby-sleep-patterns.html

photo credit: http://infoleet.com/wp-content/uploads/2014/07/Sleeping-Baby-Nice-Wallpaper.jpg


0 visualização
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

© 2015 a mama |todos os direitos reservados|