• Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

© 2015 a mama |todos os direitos reservados|

A Hora do Mamaço - V Edição Salvador/2016

 

Dia 06.08.2016, a partir das 15h, no Palacete das Artes.

 

Na Semana Mundial de Aleitamento Materno, A MAMA organizará a V edição da Hora do Mamaço em Salvador. Evento idealizado pelo grupo AMS Brasil, desde 2012.

 

A expressão “Mamaço” surgiu na França em 2006, quando mães resolveram se reunir para amamentar seus filhos de forma simultânea em um encontro nacional, posteriormente surgiu a Associação Colegiada “La Grande Téttée”. Então, em 2012, ano em que comemorávamos a vigésima Semana Mundial de Aleitamento Materno, o grupo Aleitamento Materno Solidário (AMS Brasil), o qual tem como fundadora a Simone de Carvalho (pedagoga e pesquisadora na área de educação infantil), lançou um desafio para as mães do Brasil: amamentarem os seus filhos no mesmo dia e na mesma hora, surgiu assim A Hora do Mamaço. Até o momento já são 79 cidades cadastradas para participarem desse evento, este ano. Além das cidades brasileiras, mães brasileiras em outros países também estão participando. Simone Carvalho também é autora  de alguns livros sobre maternidade e amamentação, dentre eles o livro infantil “Amamentar é tudo de bom!” que trata o assunto de maneira natural e responde a indagações e curiosidades em torno do ato de amamentar.

 

A SMAM foi estabelecida em 1992 pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), com apoio da OMS e UNICEF, e este ano tem como tema: Aleitamento Materno: Presente saudável, futuro sustentável. Assim, precisamos informar sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); entender o aleitamento como chave para a sustentabilidade e desenvolver ações que promovam a amamentação e colabore com a sustentabilidade.

 

Iniciaremos o evento com uma Oficina de Jardinagem, em parceria com os Canteiros Coletivos; faremos uma Roda de Conversa com o grupo Mães na Roda e teremos a contação da história do livro “Amamentar é tudo de bom!” por Luciana Comin do Teca Teatro. No final da tarde ocorrerá A Hora do Mamaço, com a presença de mães que amamentam, da sociedade que apoia esse movimento e musicalização com Gabriel Macedo do Grupo Espaço Musical. O evento será registrado pela fotógrafa Chris Nejaim.