• Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

© 2015 a mama |todos os direitos reservados|

Prematuridade


Iniciamos o mês de novembro, o qual engloba o Dia Internacional de Sensibilização para a Prematuridade (dia 17). Esta data tem como objetivo alertar sobre o número crescente de partos prematuros e fornecer informações para as famílias e a sociedade sobre as consequências que a prematuridade pode ter no bebê. A humanização no atendimento destes bebês também é um tema bastante discutido, bem como o acompanhamento diferenciado que eles precisam ter acesso durante o seu desenvolvimento, principalmente durante a primeira infância.

Vamos conhecer a história da Helô? Ela foi uma prematura que tive o prazer de conhecer enquanto trabalhava na UTI neonatal, e continuar acompanhando após a alta.

Heloísa, filha de Cínthia e Adair, nasceu no dia 23 de abril, com 28 semanas de gestação (de um total ideal de 40 semanas), ou seja, com mais ou menos 6 meses de gravidez. O motivo do nascimento antes da hora foi o descolamento prematuro da placenta que a mãe apresentou, a qual também teve hipertensão durante a gestação. Helô nasceu com 36cm e 1.060g. Suas notas no nascimento, o apgar, foram 1, 5 e 7, ela não chorou, e ainda na sala de parto precisou de compressões no coração e da ajuda de um tubo e um aparelho para conseguir respirar.

Hoje, Helô está com seis meses de meio de vida, é uma bebê saudável e sorridente, e

não teve nenhuma sequela decorrente da prematuridade, apesar de ter nascido tão miudinha.

Essa história foi contada pela “Tia Carol”, com autorização dos pais. E você, teve um bebê prematuro? Como foi a sua experiência? Se quiser compartilhá-la conosco, envie um email para caroline@amama.com.br, contando a sua história e do seu bebê, com fotos. Nós publicaremos no nosso site, facebook e instagram do grupo A Mama para que as histórias possam servir como exemplo e alerta para a importância de um bom atendimento e acompanhamento aos bebês prematuros e suas famílias.

#prematuridade #prematuro #métodocanguru #peleapele #novembroroxo #DiaMundialDaPrematuridade

20 visualizações